Mudanças no Enem 2017

Atualizado em: setembro 27, 2016

by Enem 2017 on 27/09/2016

Mudanças no Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. A presidenta do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) Maria Inês Fini apresentou informações pela imprensa sobre as mudanças previstas para a próxima edição do Enem. O exame ainda é o segundo maior do mundo e o maior do Brasil, pois através de uma boa nota e aos programas educacionais o estudante tem acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior, bem como bolsas de estudos e financiamento estudantil em estabelecimentos privados de ensino.

Caso as mudanças no Enem 2017 ocorram, a presidenta do assegurou que a possibilidade dos candidatos possam concorrer a vagas no ensino superior permanecerá. O Enem é a forma utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar o nível de aprendizagem do ensino médio e deverá privilegiar mais este objetivo. De acordo com a informação apresentada pela Sra. Maria Inês, o INEP trabalhará para melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que está no 3,7 (esta nota é calcula de 0 a 10) desde de 2011, portanto um desempenho ruim na sua opinião. O exame manterá o critério de seleção para o ensino superior contudo concentrando-se mais na avaliação do ensino médio.

Matérias e Conteúdo do Enem 2017

Mudanças no Enem 2017

Mesmo com as mudanças pré-anunciadas a inscrição do Enem 2017 deverá se manter nos mesmos moldes até a última edição, feita através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Tudo indica que o Enem 2017 deverá manter quatro tipos de caderno de prova com cores diferentes, desses aplicados dois tipos de prova sendo uma por dia, normalmente no sábado e domingo. As questões deverão continuar sendo de múltipla escolha, porém o número de questões deve ainda ser confirmado. Atualmente o Enem possui 180 questões.

O conteúdo programático do Enem 2017 vai abranger as matérias concentradas em áreas de conhecimentos compreendidas na Base Nacional Comum Curricular.  Até a última edição, as matérias são Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia; Filosofia; História e Sociologia); Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia; Química e Física); Matemática e suas tecnologias (Matemática) e Linguagens, códigos e suas tecnologias (Artes; Literatura; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol); Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação).

Porém, com a recente flexibilização dos conteúdos do ensino médio aprovada pelo Governo Michel Temer, as matérias abrangidas pelo Enem 2017 deverão ser confirmadas pelo MEC através da divulgação do Edital, o que deve ocorrer em maio.

O participante do exame receberá o cartão de resposta que normalmente possui opções de A até E. Para ter acesso ao gabarito o estudante só poderá levar o caderno de provas para casa. Para isto o candidato precisa ficar em sala de aula até faltar 30 minutos para o término do exame. Desta forma os fiscais permitem que o candidato possa levar consigo o caderno de provas contendo as respostas do estudante. Após três dias úteis o Inep disponibilizará o gabarito no endereço http://portal.inep.gov.br/enem. Nosso site também apresenta as respostas logo após o encerramento do exame de cada dia.

Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2017

O Gabarito do Enem 2017 só será divulga o gabarito após três dias úteis, mas isto só serve para saber quantas questões o participante acertou e não o resultado. Como o exame utiliza um método diferente de avaliar os candidatos, é preferível ao candidato observar mais a coerência de suas respostas e menos a quantidade absoluta de questões acertadas. O exame deve continuar seguindo o método da TRI (Teoria de Resposta ao Item).

O resultado oficial do Enem 2017 normalmente é divulgado no mês de janeiro. Para ter acesso, o estudante deverá entrar na página do participante informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Normalmente, após o resultado, o MEC abre as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). No fechamento do Sisu será estará disponível a inscrição do Prouni (Programa Universidade para Todos) e depois o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Este são os programas educacionais que o estudante concorre a vagas e bolsas de estudos em universidades privadas e federais.

Para as atualizações do Enem 2017, curta e compartilhe a página do Facebook. Conheça o melhor material de estudos do Brasil, a apostila digital (clique aqui).

Mudanças no Enem 2017
1 (20%) 4 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: