Gabarito Enem 2017

Atualizado em: agosto 22, 2016

by Enem 2017 on 22/08/2016

Gabarito Enem 2017: Milhões de estudantes de todo o país participarão das provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O principal objetivo de todos os participantes será a conquista de uma vaga em um curso superior em instituições particulares, institutos ou universidades federais. As provas serão aplicadas nos últimos meses do ano, provavelmente no primeiro final de semana de novembro, com a publicação dos gabaritos oficiais na quarta-feira da semana seguinte.

O cronograma oficial será confirmado por completo somente após o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicar o edital do Enem 2017. O documento, além de trazer todas as regras do Exame, também especificará as datas de todas as etapas, incluindo período de inscrições, prazo para pagamento da taxa, aplicação das provas e divulgação do gabarito.

Gabarito Enem 2017

A data de publicação do resultado do Enem 2017 será a única não confirmada em edital. O Inep prefere não fazer nenhuma previsão neste sentido, alegando que depende muito da quantidade de participantes e da complexidade na correção de todas as provas, principalmente das redações.

Data de divulgação Gabarito Enem 2017: como consultar?

Ao contrário do que acontece com os resultados, a data de divulgação do gabarito Enem 2017 é confirmada em edital, visto que a organização já tem o controle das respostas de todas as questões no momento em que prepara as provas. Desta forma, as respostas oficiais serão publicadas até o terceiro dia útil após a aplicação do Exame.

Assim, se as provas do Enem 2017 forem aplicadas nos dias 04 (sábado) e 05 (domingo) de novembro, por exemplo, o gabarito será divulgado, no máximo, até o dia 08, na quarta-feira seguinte. A publicação das respostas oficiais acontecerá na página oficial http://portal.inep.gov.br/enem. No acesso, não será necessário informar nenhum dado pessoal (documento, número de inscrição ou senha).

A consulta ao gabarito do Enem 2017 deve ser feita com base no dia de prova (sábado ou domingo) e na cor do caderno de questões em ambos os dias. Na edição de 2015, por exemplo, no sábado foram aplicadas as provas das cores azul, amarelo, branco e rosa. No domingo, por sua vez, foram aplicadas as provas amarelas, cinzas, azuis e rosas. As questões são idênticas, independentemente da cor do caderno. O que muda, no entanto, é a ordem das perguntas e das respostas, evitando as colas nos momentos de aplicação.

Quem for muito ansioso e não conseguir esperar os três dias para conferir as respostas, poderá consultar aqui mesmo em nosso site o gabarito do Enem 2017 extraoficial de ambos os dias assim que sair das provas. Professores especialistas das melhores redes de ensino do país farão a correção do Exame, tanto no sábado quanto no domingo, divulgando as respostas de cada item. Assim, publicaremos todos os gabaritos no mesmo dia das respectivas provas. Saindo do local de prova, pegue seu celular e confira seus acertos antes mesmo de chegar em casa.

Como será feita a correção da prova do Enem 2017?

A correção do Enem 2017 será realizada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que, além da quantidade de acertos, prioriza a qualidade das respostas dos candidatos, penalizando os famosos chutões. Desta forma, com a TRI, candidatos com o mesmo número de acertos muitas vezes conquistam notas diferentes. A medida de tal qualidade só é possível graças à atribuição de pesos diferentes para as questões fáceis, médias e difíceis.

Para entender melhor como funciona a TRI, imagine dois candidatos, ambos com 100 acertos entre as 180 questões do Exame. O primeiro, por sua vez, acertou praticamente todas as questões fáceis, a maioria das médias e uma menor quantidade das difíceis. O segundo, ao contrário do primeiro, acertou mais perguntas difíceis do que médias e fáceis. Desta maneira, fica evidente que o primeiro estudante teve uma qualidade melhor em suas respostas e que o segundo chutou muitas questões. Assim, a nota do primeiro será maior, mesmo com a mesma quantidade de respostas certas.

Quando serão divulgadas as notas do Enem 2017?

Apesar de não confirmar em edital, é possível estimar uma data que o Inep escolherá para a publicar o resultado do Enem 2017, baseando nas edições passadas. Como o Exame serve de requisito principal na seleção de diversos programas do MEC (Ministério da Educação) que abrem seus processos seletivos em meados de janeiro, as notas são publicadas sempre no início do primeiro mês do ano.

Desta maneira, os candidatos poderão consultar as notas do Enem 2017 entre a primeira e a segunda semana de janeiro, acessando o site oficial e informando o número de inscrição e a senha do Enem 2017. Os dados poderão ser recuperados com total facilidade na própria página de consulta.

Salve nosso site em seus favoritos e continue nos visitando. Curta também a página do Enem 2017 no facebook e não perca nenhuma novidade!

Gabarito Enem 2017
4 (80%) 1 voto

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: